quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A.1 - As etapas do processo de investigação científica

A.1 – As etapas do processo de investigação científica

Etapas do processo de investigação científica

O processo de investigação desenvolve-se em três fases, que consistem na definição do problema, na construção do modelo de análise e na verificação.

Na fase de definição do problema, rompe-se com os preconceitos, eliminam-se os conceitos sem fundamento e as evidencias falsas que apenas nos dão a ilusão de compreender os problemas.

Na fase da construção do modelo de análise, elabora-se a representação da teoria que possa explicar a lógica que o investigador pensa estar na origem do problema.

Na fase da verificação, experimentam-se e verificam-se os factos de forma a atribuir valor científico à proposição.

A ordem das fases do processo de investigação científica não deve ser alterada.As três fases do processo, subdividem-se em 7 etapas que retrocedem e avançam e que interagem entre si.

Durante a fase da ruptura ou definição do problema, desenvolvem-se a 1ª, a 2ª e a 3ª etapa.


- 1ª Etapa – Pergunta de partidaOnde se elabora a pergunta de partida, que deve ser clara, exequível e pertinente. Nesta etapa o investigador exprime rigorosamente o que pretende saber

- 2ª Etapa – ExploraçãoOnde se explora o tema ou o problema, através da leitura, de entrevistas exploratórias e de outros métodos de exploração.Esta etapa assegura a qualidade de problematização e ajuda a conhecer a realidade que se pretende estudar.

- 3ª Etapa – ProblemáticaOnde se aborda a teoria que explica o problema colocado pela pergunta inicial. A teoria é adoptada através da exploração das leituras e das entrevistas.Num segundo momento define-se a problemática escolhendo a orientação que melhor sustenta a teoria. Finalmente explicitam-se as concepções que caracterizam a problemática.Na fase da construção do modelo de análise, desenvolve-se a 4ª etapa

- 4ª Etapa – ConstruçãoOnde se constroem as hipóteses e o modelo, esclarecendo as relações entre os conceitos as relações entre as hipóteses e onde se constroem os conceitos esclarecendo as dimensões e os indicadores.O modelo de análise e o conjunto de conceitos e hipóteses articulados entre si e um sistema de hipóteses articuladas.Na fase da verificação, desenvolvem-se a 5ª, 6ª e 7ª etapas.

- 5ª Etapa – ObservaçãoNesta etapa delimita-se o campo de observação, concebe-se e testa-se o instrumento de observação e recolhe-se a informação com a recolha de informação o modelo de análise, constituído por hipóteses e conceitos é testado e confrontado com dados observáveis.

- 6ª Etapa – Análise das informaçõesNesta etapa, descrevem-se preparam-se os dados para análise, medem-se as relações entre as variáveis, comparam-se os resultados previstos e os resultados observados e procura-se entender as diferenças entre os mesmos.As hipóteses são verificadas através de experiencias e revistas sempre que necessário.

- 7ª Etapa - As conclusõesNesta etapa faz-se uma recapitulação do procedimento seguido, apresentam-se os resultados originados pelo trabalho, pondo em evidência os novos conhecimentos e as suas consequências práticas.

- 8ª Etapa - Publicação e DivulgaçãoDepois de concluído o trabalho de investigação, os resultados devem ser publicados e divulgados, respeitando as condições definidas, de preferência, no inicio do projecto de investigação.

2.1.2- O papel das TIC em cada uma das etapas do processo de investigação científica.

A disciplina TIC em Geografia aborda os métodos e as técnicas de investigação que se utilizam nas etapas 2, 5 e 6 do processo de investigação. As TIC também ajudam na etapa 8, que diz respeito à publicação e divulgação dos resultados da investigação. As TIC podem substituir não só, as técnicas tradicionais de recolha e análise de informação mas também podem substituir as formas tradicionais de publicação e divulgação dos resultados obtidos na investigação científica.

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